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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Desenvolvimento Inclusivo da Escola (Gestão escolar na escola inclusiva)

Desenvolvimento Inclusivo da Escola (Gestão escolar na escola inclusiva)Terezinha e Martinha

PENSAR E FAZER ESCOLA
NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE ?
NA PERSPECTIVA DA MULTIPLICIDADE?


ESCOLA DOS DIFERENTES? ESCOLA DAS DIFERENÇAS?
Mudança de concepção, de atitude!!!
NÃO à uma mera troca de nomes

DIVERSIDADE
é uma perspectiva estática; um dado estático
Trabalha com o conjunto dos “diferentes”
Diferença e identidade são naturais, fixas, aprisionadas culturalmente, engessadas
Diferença é o outro; identidade é o que

(...)Conceito de pessoa= produto pronto, não é processo
Visão de mundo = realidade concluida
Visão de educação: conteúdos acabados
Visão de aprendizagem: aquisição de conhecimentos e comportamentos
Visão de avaliação= mensuração

Diversidade na escola= escola dos “diferentes”
PPP como exigência legal
Conteúdos prontos
Currículos adaptados
Classes especiais
Especializações
Didáticas específicas
Classes homogêneas
Avaliação classificatória

E a gestão? E o PPP?
É um modelo já pronto
Padrões engessados
Configurações “ideais” como pontos de partida e como pontos de chegada
Postura comodista
Baseado em crenças que discriminam
Realidade escolar como produto e não como processo

( o que se ouve...)

“PPP é pura burocracia ou mera exigência legal!”
“Coletivo não adianta...”
“Os professores não querem nada com nada!”
“Os pais não participam!”
“O governo não deixa fazer!”
“Política muda toda hora!”
“O aluno é sempre zero à esquerda...”
“O aluno não se interessa por nada...”
“As famílias são desestruturadas...”
“Não existem mais alunos como antigamente...”


Parar e pensar...
Ir fundo nestas frases ditas ao ar!!!
O porquê
O significado de cada uma delas à luz da DIVERSIDADE!!!

E a multiplicidade?
Diferença e identidade são processos de produção social
Movimento e transformação
Reconhece as relações de poder
Clareza da construção línguistica, discursiva, narrativa
A diferença não é do grupo e sim de cada um!!!!

Na multiplicidade
Conceito de pessoa: um processo de contínuo vir a ser; histórico, uma construção; relações sociais, narrativas
Visão de mundo: uma realidade em processo
Conceito de educação: uma prática contextualizada em devir constante
Conceito de aprendizagem um processo individual a partir de um bom ensino para todos
Avaliação: processual

Multiplicidade na escola= a escola das DIFERENÇAS
PPP em construção coletiva
Conteúdos em construção e na perspectiva interdisciplinar
Currículos enriquecidos multiculturalmente
Ensino de boa qualidade para todos
Classes heterogêneas
(...)

PPP na escola das diferenças
O PPP numa escola inclusiva ganha outro significado. Ele vai estar fazendo parte de uma escola viva, em movimento que valoriza as diferenças, na perspectiva de construção de cidadania no dia a dia..
faz acontecer a participação do aluno, da família e da comunidade e que tem um rumo, sabe o que quer e lhe dá significado constante. Com isso, a escola estará de fato, vivendo um PPP.

Parar e pensar
O porquê da mudança de atitude?
Qual o significado desta concepção de PPP?

O que é o PPP
O PPP é o documento que vai sistematizar num trabalho coletivo de toda escola, a partir de um diagnóstico das demandas sociais, o planejamento e o desenvolvimento do trabalho de sua equipe escolar e a avaliação processual das etapas e metas propostas.

Razões legais
A lei diz…
O artigo 12 da LDBEN define entre as atribuições de uma escola, a tarefa de “elaborar e executar sua proposta pedagógica”, deixando claro que ela precisa fundamentalmente saber o que quer e colocar em execução esse querer, não ficando apenas nas promessas ou das intenções expostas no papel.

O Projeto Político Pedagógico

É Político…
porque ele representa a escolha de prioridades de cidadania em função das demandas sociais

Pedagógico, porque…
organiza e sistematiza essas intenções em ações educativas alinhadas com as prioridades estabelecidas.

E AÍ COMO FICA A ESCOLA?
NÃO ESTÁ PRONTA...
É PROCESSO...
A CONSTRUIR

Escola de TODOS
RESPONSABILIDADE DE TODOS
mas por que,
COLETIVO?

Coletivo e DEMOCRÁTICO...
“A gestão democrática é um passo importante no aprendizado da democracia. A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade. Nisso, a gestão democrática da escola está prestando um serviço também à comunidade que a mantém”.
(Gadotti)

E O DIRETOR?
figura nuclear
competência, liderança e compromisso
Delegar ou não?

Delegar, é preciso...?
O diretor não pode delegar a responsabilidade pela aprendizagem e a formação humana

O gestor precisa ter claro:
ESCOLA VAI SER PARA TODOS
A RESPONSABILIDADE E O COMPROMISSO DO GESTOR da escola PÚBLICA!!!
8 EM CADA 10 alunos estudam em escola pública no Brasil
(PNAD- 2008)
80% do Brasil que você quer está sendo gestado na escola pública

E aí?
Como é que se pode justificar uma escola para todos, democrática e cidadã, que não admite a inclusão?
...mas no PPP da escola...
decretar que uma ou algumas das escolas da respectiva rede são inclusivas, e as outras não são.
Como é possível escolher algumas das escolas, como referência? É possível ter cidadania em uma e não em outra?
É prá valer, ou não? É a mesma coisa que advogar que é possível ter meia ética? Meia cidadania?

Afinal!
Na perspectiva da diversidade, da escola dos diferentes ?
Ou na perspectiva da multiplicidade, a escola das DIFERENÇAS?

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