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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALProfa. Dra. Adriana Limaverde – Profa. Dra. Geny Lustosa –
1.Características do funcionamento intelectual
2.Processo de desenvolvimento e aprendizagem
3.Princípios Fundamentais da Prática Pedagógica Inclusiva
O Aluno com Deficiência Intelectual: Aspectos a considerar
→ Identificação das potencialidades
→ Importância da deficiência
O Aluno com Deficiência Intelectual: Aspectos a considerar
→Qualidade das interações e da mediação pedagógica
→Repercussão das interações sociais

CARACTERÍSTICAS DO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL
(INHELDER, 1963; PAOUR, 1988; FIGUEIREDO, 1995; POULIN, 1989; LUSTOSA, 2000; LUSTOSA; FIGUEIREDO, 2000, 2002, 2003).
No aspecto estrutural
No aspecto funcional
ASPECTO ESTRUTURAL
Estruturas semelhantes de desenvolvimento;
Gênese semelhante dos esquemas conceituais e processos de conhecimento.
ASPECTO FUNCIONAL
Etapas do desenvolvimento intelectual (gênese semelhante);
Ritmo mais lento de desenvolvimento das suas estruturas intelectuais;
Podem não conseguir finalizar o desenvolvimento das suas estruturas intelectuais;
ASPECTO FUNCIONAL
Os mecanismos da equilibração são os mesmos – esquemas de assimilação e acomodação;
Apresentam um falso equilíbrio ou viscosidade genética;
Incidência de níveis intermediários de construções cognitivas (permanência/fixações temporárias ou definitivas no estágio pré-operatório);
Demonstram certa « inércia » no plano intelectual;
Manifestam, muitas vezes, oscilações (caráter instável) no uso dos seus esquemas;
Dificuldade de representação (pensamento abstrato/abstração reflexiva)
PARA LEMBRAR...
Alunos com Deficiência Intelectual desenvolvem esquemas e evoluem nas suas conceitualizações, mas demonstram dificuldades em conservar esses esquemas sem mediação;
Fatores extra-cognitivos podem influenciar os mecanismos operatórios.
Três fatores importantes: inquietude; sugestibilidade; hesitação (INHELDER, 1963)
Os aspectos emocionais tem um papel importante no modo de resolução de problema (Zigler, 2002)
Maior apelo aos recursos do meio ambiente que aos próprios recursos cognitivos (o apoio cognitivo deve estar no ambiente)

OBSERVAÇÕES
Não se pode ignorar/desprezar a importância da inteligência sobre o desenvolvimento;
É importante distinguir os fatores cognitivos dos motivacionais que afetam o desempenho do aluno com deficiência intelectual;
Motivacionais: qualidade das interações sociais - as interações sociais negativas, a expectativa de fracasso, a dependência dos outros e a baixa auto-estima compromete os esquemas cognitivos
Dificuldade em construir as estruturas operatórias. A mediação é fundamental;
É importante centrar-se na educação cognitiva, promover situações desafiadoras.
OS MECANISMOS DE APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO
ATENÇÃO
MEMÓRIA
TRANSFERÊNCIA
METACOGNIÇÃO
Alunos com Deficiência Intelectual apresentam um modo particular de resolução de problemas, caracterizado pela extroversão da atenção. Recorrem mais aos recursos externos do que aos seus próprios. (Zigler et al 2002)
Os fatores motivacionais afetam o desempenho de alunos com Deficiência Intelectual. Dentre esses fatores se destacam a qualidade das relações sociais, as interações sociais negativas, a expectativa de fracasso, a dependência dos outros e a baixa auto-estima.

ATENÇÃO
Alguns alunos com deficiência intelectual apresentam uma fragilidade no nível do reflexo de orientação;
Alguns alunos apresentam muitas dificuldades para focalizar sua atenção sobre os elementos pertinentes para realizarem uma tarefa
MEMÓRIA
As pessoas com deficiência intelectual apresentam uma fragilidade na memória de curto prazo.
Elas não utilizam espontaneamente as estratégias cognitivas de codificação.
TRANSFERÊNCIA
A transferência das aprendizagens em novos contextos constitui uma das maiores dificuldades. Problemas de natureza metacognitiva poderiam explicar, em parte, essas dificuldades de transferência.
METACOGNIÇÃO
É a reflexão sobre sua ação, é pensar sua ação, é a consciência dos atos mentais que são utilizados numa situação de resolução de problemas.
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS
As pessoas com deficiência intelectual não solicitam espontaneamente as estratégias metacognitivas tais como:
Antecipar a natureza e as implicações do problema;
Comparar e selecionar as estratégias de execução pertinentes;
Comparar e selecionar as estratégias de execução pertinentes;
Planejar as estratégias escolhidas;
Controlar e regular o processo de resolução do problema.

O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL...
Não automatiza procedimentos que liberem o tratamento das informações;
Não desenvolve boas estratégias de aprendizagem;
Trata cada tarefa como se estivesse vendo pela primeira vez;
Apresenta dificuldade de fazer transferência e estabelecer generalizações
Utiliza mais das informações do contexto.

PRINCÍPIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ATENÇÃO ÀS DIFERENÇAS
Assumir as diferenças na sala de aula
Expectativas positivas dos docentes
Mudar práticas pedagógicas
Criar redes de apoios
Tornar a aprendizagem mais significativa para todos
Ensino contextualizado, com função social, pautado em centros de interesse e na emergência de estratégias metacognitivas;
Ensino com foco no desenvolvimento da capacidade de planejamento, antecipação, inferência, transferência e generalização, auto-regulação e autonomia social
A Organização dos processos de ensino para viabilizar a aprendizagem e participação de todos
Planejar e prever as estratégias a serem utilizadas e os recursos e apoio
Variação dos métodos de ensino
Utilização de rotina
Participação de todos nas atividades
Estratégias de ensino
• Ensinar é um ato coletivo, no qual o professor disponibiliza a todos os
alunos, sem exceção, um mesmo conteúdo.
• A variação não é do conteúdo, é da atividade
• Provocar a cooperação
• Uso do material concreto de apoio (fichas, letras móveis, livros de literatura,
figuras etc) constitui um elemento de suporte importante
• Importante é centrar-se na educação cognitiva e em situações desafiadoras
(situação-problema; desafio cognitivo)
• Monitorar, permanentemente, o processo de aprendizagem para ajustar o
ensino;
• Organizar o ensino levando em consideração a interdisciplinaridade;
• Pedagogia de Projetos e/ou unidades temáticas.
• Possibilitar que os alunos pratiquem e utilizem (funcionalidade) o que
estudaram/aprenderam, operando com os conhecimentos e habilidades em diversas situações e contextos
• Não se dá só na lógica do concreto, nem na repetição estéril, deve ser
significativo e funcional
• Orientar-se pela perspectiva do desafio, do conflito e da resolução de
problemas
• Incentivar a se expressar, pesquisar, raciocinar, inventar hipóteses etc
Privilegiar na ação docente
A situação contextual (sentido e significado)
O tipo/a tarefa solicitada (nível);
A utilização do material concreto (cuidado para não proceder a lei do “reforço”!);
Mediação (conflito sócio-cognitivo; desenvolvimento dos esquemas de abstração);

Como tornar a aprendizagem mais significativa?
Excursões, debates, pesquisas
Utilizar jogos de linguagem, brincadeiras, material concreto;
Resolução de problemas (conflito sociocognitivo);
Ativar os conhecimentos prévios e estabelecer conexões com conhecimentos anteriores;
Incentivar a expressão de ideias pela oralidade;
Despertar o interesse pelo tema a ser estudado (contação de histórias, roda de conversa, predições);
Aspectos da Rotina: espaço, tempo e interações
• Destinar tempo para ouvir;
• Fixar limites;
• Propiciar espaço para estabelecimento de relacionamentos e interação;
• Estabelecer regras e rotinas.
Avaliação
• Observação diagnóstica; observação de processo; observação de produto
• Registros de episódios
• Diário do professor
• Registro de observação
• Lista de verificação
• Análise de trabalhos e produções dos alunos/Portfólio
O que considerar na gestão do ensino e na gestão da sala de aula?
Gestão do ensino
Observar se o professor:
Realiza as atividades considerando os objetivos do ensino e de aprendizagem e os conteúdos a serem ensinados
Organiza o espaço, o tempo e os agrupamentos dos alunos considerando os objetivos e os conteúdos a serem ensinados
Organiza atividades que suscitam questionamentos por parte dos alunos
Apresenta atividades que mobilizam o interesse e a curiosidade dos alunos
Organiza atividades em que os alunos manifestam prazer e atenção durante sua realização
Apresenta as atividades com dinamismo e entusiasmo
Acompanha o desenvolvimento das atividades propostas junto aos alunos
Circula na sala para verificar se os alunos executam o que foi solicitado
Elabora de forma clara o que espera que os alunos façam em relação às atividades
Explicita de forma clara o que espera que os alunos façam em relação às atividades
Utiliza um vocabulário claro e apropriado ao conteúdo ensinado
Utiliza um vocabulário claro e apropriado ao nível de compreensão dos alunos
Se expressa com entonação, ritmo e articulação adequada das palavras
Verifica se os alunos entenderam o que foi solicitado na atividade
Solicita a participação dos alunos independentemente dos seus níveis de aprendizagem
Verifica a participação dos alunos nas atividades independentemente dos níveis de aprendizagem
Está atento às perguntas e aos comentários dos alunos
Responde as perguntas e as solicitações dos alunos
Estabelece diálogo com os alunos
Encoraja os alunos a realizarem as atividades
Encoraja os alunos a concluírem as atividades
Solicita que os alunos apresentem de forma oral ou escrita o que compreenderam dos conteúdos ensinados
Utiliza os resultados obtidos nas avaliações de aprendizagem dos alunos para ajustar ações às necessidades detectadas
Observações acerca da gestão da sala de aula....
Observar se o professor:
Conhece e domina os conteúdos a serem ensinados e os relaciona com os seus respectivos objetivos de aprendizagem
Planeja atividades tendo como base o currículo da série em que atua
Desenvolve nas aulas o que foi planejado
Utiliza os recursos definidos no planejamento
Utiliza com segurança as estratégias didáticas
Utiliza materiais diversificados na aula
Organiza o material pedagógico e o disponibiliza de forma acessível aos alunos
Seleciona e utiliza materiais de acordo com o conteúdo ensinado
Utiliza os recursos da escola diversificando as atividades e potencializando o seu uso em diversas situações
Utiliza os recursos materiais e pedagógicos da escola
Conhece e aproveita os recursos da comunidade como apoio à aula e à aprendizagem dos alunos
Utiliza os recursos da escola para apoiar os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento
Convida os pais a participarem das atividades da escola
Avalia as aprendizagens dos alunos
Corrige os trabalhos dos alunos
Avalia de forma coerente com o conteúdo e os objetivos desenvolvidos
Apresenta aos alunos os resultados das avaliações
Estabelece e explicita regras de convivência
Faz referência às regras de convivência quando ocorre uma transgressão
Faz ajustes quando necessário nas regras de convivência estabelecidas

Concluindo...
A gestão do ensino e a gestão da sala definem se o professor promove ou não um ensino voltado para as diferenças
Em que práticas pedagógicas é mais viável a efetivação da inclusão?

CONSTRUIR UMA ESCOLA INCLUSIVA
“ É um caminho que cada um deve traçar, experimentando, construindo suas próprias iniciativas e seu próprio percurso, de acordo com as necessidades, anseios, desejos de seus alunos e profissionais, considerando, os recursos e potencialidades de sua comunidade, ou seja, sua realidade escolar!”

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