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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PARA A INCLUSÃO.

Os Desafios do Gestor Escolar Prof. Dra. Selene Penaforte
PRINCIPIOS E MUDANÇASPara a mudança é necessário antes a crença para engendrar um processo de transformação.
A mudança é uma construção social que é ao mesmo tempo, individual, coletiva e interativa.
É um processo aberto, não existe modelo preestabelecido.
A mudança pressupõe transformação que vai além do domínio técnico, possui viés humano, intelectual e emocional.
A mudança deve ser sistêmica, com ações integradas, coordenadas e complementares, interligadas a toda a instituição escolar (macro e micro).
Toda melhoria impõe mudança
As reformas educacionais são resultados da política educacional e não determinam mudanças.
A mudança deve vir da própria escola embora possa vir de motivação e os estímulos externos podem ter um bom efeito na inovação.
As mudanças localizam-se na escola e nas salas de aulas interferindo diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
Só há mudanças efetivas se houver produção de inovações na escola.
Mudanças e formação profissional
As formações implementadas tradicionalmente não garantem mudanças – formação individual
Revalorização e redescoberta do potencial formativo e transformador das situações de trabalho.
A aprendizagem e a produção do conhecimento se dá a partir da reflexão sobre a ação no contexto de formação. As propostas externas devem ser reconstruídas pelo grupo.
O Diretor é um dos principais responsáveis de prover ações internas de formação a partir do saber da escola e do grupo.
Mudanças e gestão da escola
A mudança é um processo político de compromisso, crença e engajamento
Mudanças materiais são mais exeqüíveis que qualquer inovação que envolva pessoas, suas convicções, atitudes e comportamentos
Toda mudança é facilitada se for um processo sistemático com iniciação, implementação, continuação e resultados
Garantir que as mudanças sejam mantidas com o tempo e que elas tenham caráter generalizante, indo além do entusiasmo de alguns professores
Deixar claro a razão e os benefícios da mudança, especialmente para os alunos.
Prover recursos e infra-estrutura necessária à mudança
Garantia de procedimentos de formação
O diretor é um recurso insubstituível quando se trata de organizar e compartilhar o trabalho, colocar o projeto por escrito, negociar passagens difíceis, funcionar como mediador, ativar redes.
Sozinhos, não são capazes de transformar a cultura da escola. É importante ver cada professor um líder em potencial
Não haverá melhorias sem o envolvimento do grupo de professores
A mudança não pode ser imposta aos professores, mas sim, perseguida por eles
Criação de sistemas de apoio que fortaleçam as estruturas escolares, a cultura do professor para a colaboração, o aprendizado profissional e a liderança escolar.
Diretores são pessoas chave como liderança intelectual, cultural e emocional.
Desafios da gestão
Organizar programas para professores, funcionários e comunidade em geral.
Entender o conceito de inclusão, diretrizes e marcos legais.
Compreender o papel dos especialistas e do apoio à inclusão.
Não basta concordar com a inclusão mas entender como fazer um trabalho que beneficie a todos
Conhecimentos necessários
Conhecimentos e atitudes que possibilitem desenvolver sua liderança para o desenvolvimento da inclusão.
Entendimento de teoria e prática sobre aprendizagem cooperativa e estratégias de ensino para o gerenciamento de práticas pedagógicas inclusivas.
Apoio a investigação, inovação e experimentação. Buscar resultados nas pesquisas e na literatura
Importância da gestão colaborativa
A colaboração é a chave para a escola inclusiva
Meta da gestão – ajudar os professores a manter colaboração entre si
Cultura de desenvolvimento profissional na escola
Comunidade escolar participa das decisões , o trabalho é coletivo
Ajudar os professores no enfrentamento dos desafios pedagógicos.
Organização da gestão educativa
Currículo escolar que apóie diferenças culturais, sociais e pessoais
Escola atraente, justa e livre de preconceitos
Professores que tenham altas expectativas com relação aos seu alunos
Ampla gama de serviços de apoio, que atendam às necessidades individuais
Organização e a gestão da escola para a ainclusaão
A reorganização da escola (PPP):
pedagógicos
relacionais
estruturais
Aspectos essenciais para a construção da escola inclsuiova
NECESSIDADES
Adesão à política de inclusão
Distribuição dos recursos às necessidades da inclusão
Estabelecer parcerias
Cultura de partilha de saberes
Construção de uma identidade de escola
Dificuldades
Permanência de padrões de ensino pautado no princípio homogêneo
Ausência de sintonia entre a escola e os sistemas de ensino
Rotatividade dos professores
Tempo e espaços escolares
Potencialidades
A política atual do MEC
Atendimento educacional especializado
Apoio financeiro
Disponibilidade das famílias e dos alunos

Tolerar a existência do outro, e permitir que ele seja diferente,
ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas, da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.” (José Saramago)

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