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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SOCIEDADE E ESCOLAS INCLUSIVAS

Significado da inclusão
1. Direitos e justiça
2. Reconhecer a diversidade
3. Educação e inclusão social
4. Reduzir as barreiras e ampliar a participação
5. Processo longo e difícil mas necessário
6. Valores e cidadania
Os dilemas da inclusão
1. Sociedade competitiva – projeto inclusivo
2. Integração educacional – integração trabalhista
3. Direito a aprender o direito a estar juntos
4. Compromisso de todos – compromisso de alguns
Os quatro “Ces” das políticas inclusivas
INCLUSÃO EDUCATIVA
Contexto
Compromisso
Competências
Competências
Contexto social e familiar
• Atitudes sociais
• Programas das instituições
• Dedicação da família
• Redes e associações
• Educação inclusiva em sociedade inclusiva
Condições educacionais
• Projeto educacional
• Flexibilidade organizacional
• Adaptação do currículo
• Adequação da avaliação às políticas inclusivas
• Apoio suficiente
• A valoração social das escolas
Competências dos professores
• Sentir-se comprometido com a educação de todos os alunos
• Desenhar atividades com diferente grau de dificuldade
• Gerenciar a aula para que todos aprendam
• Ser capaz de favorecer o desenvolvimento social dos alunos
• Estar preparado para cooperar com a família
• Gerenciar a própria formação
• Valorizar e prezar a todos os alunos
Compromisso • Responsabilidade das instituições
• Projeto das administrações públicas
• O papel dos meios de comunicação
• A atitude das famílias
• O compromisso das escolas
• A responsabilidade moral dos professores


Dr. Álvaro Marchesi

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