Postagens populares

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: os direitos das pessoas com deficiência

0 que é INCLUSÃO OU DIREITO A EDUCAÇÃO
Envolve sua contraditoriedade:
EXCLUSÃO X INCLUSÃO: qualidade de conter em si a sua negação e não existir sem ele = Direito.
EXCLUSÃO ...A Sociedade exclui para incluir e esta transmutação é condição da ordem desigual, o que implica o caráter ilusório da inclusão e do próprio direito.
Todos estão inseridos de algum modo, nem sempre decente e digno, no circuito reprodutivo das atividades das práticas sociais e culturais, sendo a grande maioria da humanidade inserida por meio da insuficiência e das privações
ESCOLARIZAÇÃO
um fenômeno humano;
* um conjunto de diretrizes (leis e acordos internacionais que garantem a escolarização de nossas crianças e à diversidade social)
* Plano Nacional de Educação
* Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
* Desenho das Políticas Nacionais, Estaduais e Municipais de Educação
A que escolarização as crianças das brasileiras têm acesso?
Escola espaço físico e institucional.
* A escola pública brasileira é uma escola excludente?
* Nossas crianças estão se apropriando do saber escolar?
* Nós, professores estamos cumprindo nossa atribuição social?
* Que escola queremos?
Nossa análise...
Recaí sobre os excluídos do processo de escolarização ...
* Quem são?
* Os deficientes?
* Os pobres?
* Os negros?
* Os índios?...
O que a escola pode fazer?
A Escola Inclusiva, como a solução deste problema;
* O que é Escola Inclusiva?
* Parte do princípio que a educação é um direito humano fundamental;
* A escola inclusiva diz respeito a todos os alunos, concentrando-se naqueles que têm sido excluídos de oportunidades educacionais;
* Atenção a diversidade como eixo fundamental.
O que se entende por escola inclusiva ?
Melhoria dos níveis de eqüidade e qualidade da escolarização;
* São considerados importantes o ensino e a aprendizagem;
* A inclusão escolar não é tratada como fato consumado;
* O Compromisso com a inclusão precisa permear todos os aspectos da vida escolar;
* O enfoque da inclusão e do direito não se refere somente no âmbito das necessidade educativas especiais;
*Todos os alunos são alunos da escola;
Instrumentos para MudançasCRIAR CULTURAS
ELABORAR POLÍTICAS
DESENVOLVER PRÁTICAS INCLUSIVAS
Dimensões e Princípios
Criando CULTURAS democráticas
• Construindo a comunidade
• Gerando valores inclusivos
* Produzindo POLÍTICAS inclusivas
• Desenvolvendo uma escola para todos
• Organizando o apoio à diversidade
* Desenvolvendo PRÁTICAS inclusivas
• Orquestrando a aprendizagem
• Mobilizando recursos
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO
Envolve processos de aumento da participação e redução da exclusão de alunos das culturas, dos currículos, da avaliação;
Reestruturação das culturas, políticas e práticas de forma que respondam a diversidade;
Refere-se a aprendizagem e participação de todos os alunos;
Preocupação com a superação das barreiras à aprendizagem
Diversidade não é vista como problema a ser superado, mas como um rico recurso para apoiar a aprendizagem;
Inclusão na perspectiva Educacional
É um exercício contínuo.
É um caminho que no seu percurso, a todo momento, novos obstáculos devem ser superados.
É um projeto coletivo (rede)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
É a oportunidade e o direito que tem todos os alunos e alunas de acessar e desenvolver uma aprendizagem de qualidade, sem discriminação, respeitando a diversidade aceitando as interfaces no marco de uma cultura inclusiva em constante construção, que assegure a participação e o desenvolvimento de todos os integrantes de uma comunidade educativa.
a educação enquanto direito assume espaço central na debate acerca do papel da escola e das condições da sociedade contemporânea
Isso exige ....
novos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos;
* a educação especial é provocada a repensar a manutenção de sistemas paralelos de ensino (regular X especial);
* bem como os processos educacionais, evidenciando os benefícios dos espaços heterogêneos para a formação integral dos alunos
Isso se encaminha para
Um contexto que aponta para a definição de políticas que dêem sustentação à organização de propostas curriculares e à formação de professores, promovendo o compartilhamento de saberes e experiências.
INCLUSÃO AINDA SER CONSTRUÍDA
A partir da concepção histórica do sentido de democracia é que surge a mediação entre as relações autoritárias presentes em nossa sociedade e a busca de novos elementos que valorize não mais os sujeitos como indivíduos, mas, sim, as diversidades culturais pelas especificidades das condições humanas.
É o exercício cultural e pedagógico da diferença pela igualdade, em prol de uma sociedade efetivamente democrática, respeitando o ritmo e a radical individualidade de cada sujeito, no curso de seu desenvolvimento frente as condições históricas impostas, independente de raça, cor, gênero e idade.


Antônio Carlos do Nascimento Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário