Postagens populares

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

REFLEXÕES: DIFICULDADES, CONQUISTAS E ESTRATÉGICAS DE SUPERAÇÕES

            Considerando a evolução tecnológica e o processo de formação inicial a qual tive a oportunidade de freqüentar, posso afirmar que existe um distanciamento elegante entre ambos. Porém há muito tempo já vem se apontando para uma mudança de práxi pedagógica e os educadores resistindo em buscar esta alteração.
 E partindo do pressuposto segundo MORAN;
“... Com a educação on-line os papéis dos professores se multiplicam, diferenciam e complementam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas, atividades”...
            O que MORAN, nos aponta é que seremos um pouco mais ativos na busca destas informações, pois necessitamos nos “adaptarmos as novas tecnologias” e maneiras de comunicação, bem como buscar usarmos a “criatividades” para resolver e dissolver os problemas que possam ser gerados neste novo desafio e esta visão estereotipada de que os cursos on-line são vazios, sem conteúdos, fracos e buscam apenas resultados financeiros caem por terra no sentido de saber escolher os cursos e as instituições que a ofertam.
            Não basta sermos apenas mais um número quantificando um curso a distancia, mas precisamos ter algumas qualidades que possam fazer a diferença de sermos alunos a distancia e este apontamos segundo MORAN depende de educadores maduros intelectualmente e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas que saibam motivar e dialogar.
Na mesma linha de raciocínio, podemos complementar que os ambientes de aprendizagem dependem de nós, e que a nosso conhecimento cresce à medida que nossa vontade de querer mais fala mais alto que o comodismo e falta de interesse.
            Tudo que é novo e que não possuímos domínio nos causa rejeição, angustia e medo, porém devemos buscar comunicação para facilitar nossa relação de aprendizagem neste mundo virtual que é muito real as nossas necessidades e expectativas, pois as informações e acessos são constantes e a medida que nos apropriamos das tecnologia nos fortalecemos para prosseguir e querer aprender mais e estar caminhando com igualdade com nossos alunos da geração “C”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário